17 de abr. de 2007

Primeiro dia do PUC Aberta movimenta
campus Coração Eucarístico


1.862 estudantes de ensino médio e de pré-vestibulares participaram nesta terça-feira, 17 de abril, do primeiro dia de realização do PUC Aberta. Os estudantes puderam conferir palestras e a Feira de cursos de graduação, montada no estacionamento do campus, próxima à Biblioteca.

Entre os destaques estão os cursos de Física, Medicina Veterinária e Educação Física, que tiveram seus estandes entre os mais procurados da Feira, mostrando muitas curiosidades, como a Fonte de Hieron, um sistema simples que faz com que a água seja jorrada para cima, semelhante a uma fonte, graças aos princípios de transformação de energia e pressão. Monitores do curso de Física explicam que, para o funcionamento da “fonte”, são necessários materiais bastante simples: duas garrafas de refrigerante, uma bacia e uma mangueirinha transparente.


Conhecer aparelhos, realizar algumas atividades, obter uma estimativa do percentual de gordura corporal e até se divertir com um boneco feito de borracha e espuma, que serve como “saco de pancadas”. Tudo isso pode ser conferido no estande de Educação Física.

Já a Medicina Veterinária tem em seu estande animais expostos em recipientes de vidro, como um feto da raça rottweiler e um filhote de porco, ambos conservados em formol. Renan Araújo, aluno do 4° período do curso, conta que os estudantes ficam encantados com o tamanho do coração dos eqüinos, que pesa em média 4 kg. “Eles têm muita curiosidade de ver as peças”, diz Renan.

Na Feira, também estão expostos um esqueleto de carneiro e cérebros de caninos, além de amostras de mosquitos muito conhecidos pelos estudantes, como o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, e o Culex, mosquito transmissor da filariose.

Mayara Santos Mendes, de 17 anos, aluna do Colégio Imaculada Conceição, considera esclarecedora a experiência de participar do Programa PUC Aberta. Ela hesita entre os cursos de Medicina e Enfermagem, mas acredita que as explicações da monitora incentivaram-na a se tornar uma enfermeira. “Eu quero ser obstetra, e me explicaram que, sendo enfermeira, também posso trabalhar nessa área. Ainda não decidi, mas a experiência foi muito válida”.

O Programa PUC Aberta prossegue até esta sexta-feira, dia 20, no campus Coração Eucarístico. Mais informações pelo telefone: (31) 3319-4444.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu já participei do PUC Aberta durante dois anos. Foi ótimo. Todos que estavam trabalhando eram super prestativos, as palestras que assisti forma ótimas e a feira dos cursos melhor ainda. è uma ótima chance de conhecer uma grande Universidade e ter uma idéia melhor sobre cada curso.

Anônimo disse...

Este espaço é ótimo para trocarmos idéias... e crescer cada vez mais o PUC Aberta!!!
vamos lá gente!!!